segunda-feira, 4 de maio de 2009

Qualificação ABENDE


Lançamento da Certificação de Pessoal em Acesso por Corda
Muitas categorias profissionais utilizam o acesso por corda para desenvolver suas atividades nas alturas. A legislação trabalhista seguida de normas regulamentadoras assegura as práticas recomendáveis para prevenção de acidentes. Com isso, a indústria, para estabelecer requisitos de qualidade, desempenho, segurança, procedimentos, padronizar formas, entre outros, desenvolveu a normalização nacional para o segmento, por meio da Comissão de Estudo Especial (CEE) da ABNT para Acesso por Corda.
A ABENDE secretariou essa comissão, desde seu lançamento, e desenvolveu normas técnicas para instituir padrões de trabalho, aumentando o nível de qualidade do serviço realizado e a segurança dos profissionais envolvidos. Em 2007 foi publicada a primeira norma, a NBR 15475 - Acesso por Corda – Qualificação e Certificação de Pessoas - que estabelece o sistema para a qualificação e certificação de profissionais de acesso por corda por um organismo de certificação, e mais recentemente, em agosto de 2008, a NBR 15595 - Acesso por Corda - procedimento para aplicação do método que define a sistemática para aplicação dos métodos de segurança do profissional, de sua equipe e de terceiros no acesso por corda.
As normas se aplicam às atividades de ascensão, descensão, deslocamentos horizontais, resgate e auto-resgate dos profissionais e da equipe de acesso por corda, com restrições em combinação com dispositivos têxteis e mecânicos de ascensão, descensão e de segurança, para o posicionamento em um ponto ou posto de trabalho, estando em locais de difícil acesso, onde cordas são utilizadas como os principais meios de acesso.
Após esse processo normativo, a associação decidiu atender às necessidades de muitos profissionais de END e Inspeção que utilizam o acesso por corda para realizar seu trabalho, constituindo um Comitê Setorial em Acesso por Corda. No momento, o grupo trabalha no desenvolvimento de documentos para viabilizar essa certificação, para atender à demanda dos profissionais que precisam utilizar o acesso por corda para seu trabalho.
É importante ressaltar que a certificação dá ao profissional um atestado de competência geral em acesso por corda. Ela não representa uma autorização para realizar a atividade, uma vez que a responsabilidade é do empregador. A certificação não se aplica às atividades de esporte de montanha, turismo de aventura e serviços de emergência destinados a salvamento e resgate.
Em 6 de outubro a ABENDE abriu o processo de reconhecimento para profissionais de Acesso por Corda como Nível 1, 2 e 3, conforme a norma ABNT NBR 15475 e a NA-006, em que reconhece os profissionais, atestando que os mesmos atendem aos pré-requisitos e que estão aptos e capacitados para a atividade com acesso por corda. Com isso, instituem-se ao mercado padrões de qualidade e segurança. O reconhecimento fica válido por seis meses. Após encerrado o reconhecimento, o profissional terá que participar do processo de qualificação e certificação, realizando provas teórica e prática.

13 comentários:

  1. Este cara que se chama FELIPE LEITE eu posso afirmar que ele é o cara ,com sua esperiencia, tecnica ele vai chegar onde muita gente gostaria de estar.
    Parabens pelo seu suceso
    Que Deus ilumina todos nos
    Fica com Deus e um grande abraço.
    EQUIPE RISCO ZERO ALPINISMO INDUSTRIAL

    ResponderExcluir
  2. Profissionalismo, Qualificação e Experiencia= trabalhar com o Felipe.


    Parabens e sucesso

    ResponderExcluir
  3. TENHO EM UMA CERTIFICAÇÃO EM ACESSO POR CORDAS COMO FAÇO PARA CONSEGUIR UMA CERTIFICAÇÃO NA ABENDE.

    SEBASTIÃO ARAUJO.

    ResponderExcluir
  4. Para o reconhecimento ABENDI é necessario alguns requisitos. Entre no site www.abendi.org.br Obrigado

    ResponderExcluir
  5. Olá.trabalho por meio de ascesso por corda ou seja como alpinista e resgatista,sou tambem soldador e ja trabalho a mais de 4 anos,mais eu não tenho qualificação da abende ou irata.queira saber como posso fazer para conseguir essa qualificação,tenho como comprovação na carteira de trabalho.obrigado
    paulochastinet@bol.com.br

    ResponderExcluir
  6. tinha que ter um sindicato por acesso por corda.pois os donos de empresa estao pagando uma micharia para os funcionarios,o piso salarial tinha que ser adequar,pelo menos e o que acontece aqui no rio de janeiro!!

    ResponderExcluir
  7. Preciso de um funcionário para Acesso por Corda N1, em agosto 2012
    pedagogico@eteu.com.br

    ResponderExcluir
  8. acho que todos os alpinista ,que são irata,ja estão mais do que certificados.o que a petrobraz quer é dificultar mais o acesso do trabalhador ao trabalho.Uma vez que o irata é reconhecido mundialmente.

    ResponderExcluir
  9. Senhores,
    Somos representantes da Marca Altiseg no RJ, caso tenham necessidade, favor acessar nosso site.
    www.maisepi.com.br
    Lá vocês irão encontrar toda linha de cintos e equipamentos PETZL.
    Grande abraço e bom trabalho a todos.

    ResponderExcluir
  10. Sou de Uberlândia, trabalho na área a anos e gostaria de uma informação?
    Se existe piso salarial ou média para profissional de acesso por corda, pois sou cordenador de atividades e lidero uma equipe de 6 pessoas, realizando tarefas em dificeis locais, com alta temperatura, analise de risco iminentes em locais nunca acessados, baixa luminosidade e espaço confinado.
    Parabenizo todos os profissionais, pelo dia do trabalhador, que quem prova da adrenalina deste trabalho nunca esta satisfeito com os recordes batidos de altura e periculosidade, mas tudo com máxima responsabilidade e segurança, fiquem com Deus e tudo de bom, se alguém puder me passar essa informação... valeu galera............. jadsonx@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  11. Com Certeza os riscos tem que ser com fator zero, principalmente nós que trabalhamos na indústria,publicado por Pedro dos Santos de acesso por corda n 2.abraço

    ResponderExcluir
  12. Sou de rio das otras rj regiã dos lagos...

    ResponderExcluir
  13. Prezados bom dia!

    Nós da Brazilian ropes, fabricamos cordas para alpinismo industrial e trabalhos em alturas conforme ABNT, NBR 15986 e EN 1891.
    Aproveite nossa promoção de dezembro.

    Você que trabalha com acesso por corda tem 50% de desconto em nossa tabela final.
    Conheça nossa corda modelo RESCUE, diâmetro 11 mm por apenas R$433,00 a embalagem de 100 m.
    Contato: vendas@cordasbrc.com.br ou kattylaabreu@cordasbrc.com.br ou tel 71 33790530

    Temos outros modelos e diâmetros para sua necessidade!

    ResponderExcluir